Hoje é Manila Day

29.11.14

Hoje é Manila Day.

Na verdade hoje é domingo mas não passam muitos domingos sem eu me lembrar “daquele” domingo em Hong Kong .


Lembro-me das avenidas limpas e dos fantásticos e modernos prédios revestidos de espelhos, dos andaimes de bambu nas obras e dos “outros prédios” onde realmente se vive.



Lembro-me do mercado de Stanley onde cada loja é uma gruta de ali baba cheia de tesouros (e eu de mochila).
Lembro-me da marina do outro lado da ilha, onde vi os maiores barcos de recreio (e acreditem que já vi muitos), ali mesmo ao lado dos “boat people” que ainda se mantem a viver nos barcos, tantos anos depois de terem chegado a Hong Kong em busca de paz.

Dos mirabolantes antiquários com montras a pedir para entrar e dos carros de luxo com motoristas á porta a aguardar enquanto as lojas estavam cheias, como se fosse acabar o mundo!
De ver um cão a passear de sapatos!

Mas aquilo que nunca na vida me vou esquecer é dos grupos de mulheres que se concentravam nos  pequenos jardins públicos, nas ruas com sentido proibido, nas escadarias dos prédios, tudo servia para ser “invadido”.

De toalha estendida como que a demarcar o espaço de cada grupo de amigas, estas trabalhadoras domesticas internas quase todas vindas das Filipinas e que durante todos os outros dias da semana asseguram as tarefas domesticas nas casas dos mais abastados, ao domingo vigam-se e invadem o espaço “dos outros”, a baixa financeira de Hong Kong .


Ali estavam elas a partilhar a refeição, a ler e até a fazer a pedicura umas das outras, sim eu vi, e não me vou esquecer, porque hoje é Manila day!
beijos.sara.

Sem comentários:

AddThis